Ficha para Apoiamento

estatuto

O que é a Ficha para Apoiamento ?

Todo partido para poder atuar na política precisa cumprir certas exigências, que são feitas pelo nosso TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

Entre as exigências, representadas na Lei dos Partidos está a necessidade do partido comprovar ao TSE que está presente em pelo menos 9 estados da Federação, que correpondem a 1/3 do total de estados, ou mais ... leia a o trecho correspondente abaixo:

Só é admitido o registro do estatuto de partido político que tenha caráter nacional, considerando-se como tal aquele que comprove, no período de dois anos, o apoiamento de eleitores não filiados a partido político, correspondente a, pelo menos, 0,5% (cinco décimos por cento) dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, não computados os votos em branco e os nulos, distribuídos por um terço, ou mais, dos Estados, com um mínimo de 0,1% (um décimo por cento) do eleitorado que haja votado em cada um deles.

Nosso desafio é conseguir essas assinaturas dentro de um prazo determinado, por isso precisamos nos empenhar seriamente em cada diretório estadual.

VAMOS CONSEGUIR ASSINATURAS

Para fazer o download da Ficha de Apoiamento em PDF basta clicar no botão ao lado. Depois é só imprimir obter as assinaturas entre seus amigos e parentes e depois enviar para o diretório de seu estado.

Informações Complementares:

  • Pessoas de outros estados podem assinar mesmo estando fora da região de seu título, pois o diretório fará uma triagem e enviará as assinaturas aos diretórios correspondentes.
  • Filiados de outros partidos não devem assinar, mas no caso de dúvida podem assinar, pois isso não gera nenhum problema, apenas a assinatura será descartada.
  • Os dados solicitados na ficha são uma exigência do TSE, pois eles precisam ter certeza de que quem assina existe e que assinou uma única vez.
  • Assinar essa ficha não implica em filiação, não gera mensalidades nem compromissos presentes ou futuros. É apenas uma demonstração de apoio.